WWW.FITYOGA.COM.BR
  • ⌂
  • YOGA AÉREA
  • YOGA e MEDITAÇÃO
  • LOJA ZEN
  • Blog
  • PARA EMPRESAS
  • CONTATO
  • ⌂
  • YOGA AÉREA
  • YOGA e MEDITAÇÃO
  • LOJA ZEN
  • Blog
  • PARA EMPRESAS
  • CONTATO
Search by typing & pressing enter

YOUR CART

O blog da Consciência

5/18/2021 1 Comentário

Desperte o sol dentro de você

Surya em sânscrito significa ” sol “, namaskara significa ” saudação “. O sol representa o conhecimento e a clareza que todos possuem e que, graças à prática constante de saudar o sol, é possível despertá-lo dentro de nós, observando a luz eterna do conhecimento.
Na cultura hindu, existem dois termos que indicam, respectivamente, saudação: namaskara e namaste. O primeiro é voltado para objetos ou animais, o segundo é voltado para pessoas, especialmente praticantes de yoga. Saudar é muito mais do que acenar com a mão, é saudável dar uma bênção ao próximo e sintonizar com a sua alma. De fato, o termo Namaste significa minha alma se curva à sua alma  e é frequentemente pronunciado no início e no final de cada sessão de yoga. Os movimentos e as posturas da saudação ao sol lembram o nascer e o pôr do sol, não é por acaso que é aconselhável praticá-lo nesses dois momentos do dia para obter maiores benefícios espirituais. O movimento cíclico de surya namaskara reflete completamente a vida do sol que nasce no horizonte, sobe e desce novamente para retornar ao ponto de partida. É considerada a prática mais completa, pois combina os asanas (as posições do yoga), a respiração (pranayama) e os mantras em equilíbrio (neste caso, ouvir o fundo de uma música caracterizada por sons que se repetem e levam à meditação) .

Os benefícios da saudação ao sol
Ajuda a livrar o estresse. Os movimentos cíclicos e repetidos dos asanas que fazem parte de surya namaskara contribuem para restaurar o ritmo natural da respiração. Quando há alguma situação de estresse, a respiração muda automaticamente o ritmo e sintoniza para um nível mais alto de batimentos e pulsações. A saudação ao sol através de movimentos aeróbicos consegue equilibrar a respiração e liberar a mente do estresse. Expandir a respiração ajuda a eliminar doenças do sistema respiratório e excesso de muco.
Aumenta a força muscular. Quando as posições são executadas em sequência, todo o sistema muscular é tonificado e fortalecido. Também reforça a estabilidade e o centro de gravidade do corpo.
Ativa a circulação sanguínea. Pernas pesadas e cansadas pode ser um problema de má circulação. A prática de saudação ao sol ajuda a ativar a circulação sanguínea, deixando as pernas muito mais leves e tonificadas. 
Aumenta a concentração mental.  A saudação ao sol é um exercício que desperta a concentração principalmente porque obriga a lembrar a sequência e todas as posições que a enriquecem.
Aumenta o sistema imunológico.
Alivia dores nas costas e corrige a postura. Se as pernas se beneficiam porque a circulação é ativada, as costas agradecem. A prática de surya namaskara massageia e tonifica os músculos das costas. Além disso, as flexões contínuas para frente e para trás permitem que a coluna se torne mais flexível e móvel. De fato, foi estudado que muitos problemas ou dores nas costas são causados ​​por pouca flexibilidade na coluna vertebral.
Melhora a coordenação dos movimentos.
Pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa. Não há limite para a prática da saudação ao sol, pois pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos. O importante é fazer as alterações ou acréscimos certos com base na idade e na estrutura corporal e ouvir seus limites.
Pode ser praticado todos os dias e serve como um treino diário para todo o corpo.
Aumenta a taxa de metabolismo. A compressão e alongamento do intestino e os movimentos provocados no estômago despertam os órgãos abdominais, permitindo uma assimilação mais rápida dos alimentos.
Antidepressivo sem contra-indicações. Com a saudação ao sol, você pode abandonar seu estado de apatia e pequena depressão para renascer em plena consciência. Cada movimento desperta uma nova energia dentro de você que desperta o sangue e aquece a escuridão da mente.
Quanto tempo é bom praticar a saudação ao sol? Não há tempo preciso, a sequência pode ser repetida várias vezes. Para alcançar todos os benefícios, é bom praticar de 10 a 20 minutos com um corpo treinado e flexível. A saudação ao sol pode ser uma excelente ferramenta para os atletas: com apenas 5 a 10 minutos de prática, você poderá aquecer todo o corpo e prepará-lo para o treinamento. Se  deseja melhorar o sono, pode praticar surya namaskara antes mesmo de dormir, desde que os movimentos não sejam muito rápidos. Para ter um efeito calmante, é bom contemplar e “sentir” cada posição em sua totalidade e prolongar cada inspiração e expiração. As únicas contra-indicações associados à prática devem ser encaminhados para gestantes após 3 meses e para pessoas com graves problemas nas costas.

Dé uma pausa no seu dia. Grupo Yoga break no Linkedin
1 Comentário

3/22/2021 0 Comentários

Reduz tensão e ansiedade com o Sono Yogui (Yoga Nidra)

Imagem
​Yoga Nidra ou “sono yogi” é uma antiga prática pouco conhecida pelas pessoas comuns, mas que está recebendo muita atenção devido aos seus efeitos terapêuticos na mente e no corpo.
Yoga Nidra ou Sono Yogui é uma forma de meditação ou relaxamento que foi descoberta e ajuda a reduzir tensão e ansiedade. É um estado no qual estamos em sono profundo e ainda conscientemente alertas. É um meio termo entre o estado de vigília e o sono, onde nosso corpo está relaxado, mas nossa mente está trabalhando em um nível mais profundo e relaxando cada partícula do nosso corpo e mente. Em termos mais simples, em Yoga Nidra nossa mente testemunha o relaxamento do nosso corpo, submetendo-se, ela mesma, ao relaxamento .
Embora acredite-se que o Yoga Nidra seja apenas um processo de relaxamento, ele também tem propriedades de cura. O processo nos guia através de cada nível da existência, chamados de koshas, que incluem as camadas física, mental, emocional e espiritual, o que traz alívio de tensão e estresse em cada camada.
O Sono Yogui nos leva a um ponto de equilíbrio, o que nos faz desapegar do mundo e evoluir diante do autodespertar. Este estado geralmente é referido como “Samadhi”.

Benefícios da Prática de Yoga Nidra
Internamente, nosso corpo sabe exatamente o que fazer para alcançar um perfeito equilíbrio. Mas para ligar esse interruptor, nós temos que chegar ao estado que apenas o Yoga Nidra pode nos ajudar a alcançar. Aquele estado onde revitalização e regeneração do nosso corpo acontecem.
Yoga Nidra trabalha no nível mais profundo da existência e tem o poder de transformar crenças negativas do âmago, o que não apenas muda nossa perspectiva, como melhora nossa saúde, nos dá felicidade e nos conduz ao autodespertar.
De acordo com uma pesquisa conduzida em universidades e centros médicos, que inclui a Universidade Hindu de Banaras, a Universidade Estadual de Ohio, e a Faculdade Médica de Ohio, a prática regular de Yoga Nidra pode prevenir doenças e também curá-las. Isso inclui condições cardiovasculares e psicossomáticas, insônia, pressão alta, e esclerose múltipla. Ela também aumenta as células que defendem o corpo das doenças infecciosas. Yoga Nidra ativa nossa energia curativa dormente para melhorar a saúde geral e o bem-estar.

Passos para Praticar Yoga Nidra
A essência do Yoga Nidra só pode ser experienciada quando nosso corpo demanda por relaxamento. Praticá-lo só vale a pena quando nosso corpo se exercitou e precisa de descanso. Yoga Nidra se torna mais benéfico quando praticado depois de feito um pouco de yoga com contrações musculares porque nosso corpo e mente estão ambos calmos e em paz, aliviados de todo o estresse e tensão.

Começando:
  1. Deite-se reto de costas na Posição do Cadáver (Shavasana). Feche seus olhos e relaxe. Tome algumas inspirações e expirações profundas. Lembre-se de tomar respirações lentas e relaxadas, e não respirações Ujjayi.
    Dica: Se você sentir algum desconforto ou dor na lombar, ajuste sua postura ou use uma almofada para elevar um pouco as pernas, para maior conforto.
  2. Comece por levar gentilmente sua atenção para o seu pé direito. Mantenha sua atenção lá por alguns segundos, enquanto relaxa o seu pé. Então, gentilmente mova a sua atenção acima para o joelho direito, coxa direita e quadril (de novo por alguns segundos). Torne-se consciente de toda a sua perna direita. Repita este processo com a perna esquerda.
  3. Similarmente, leve a sua atenção para todas as parte do corpo: área genital, região do umbigo, estômago, tórax, ombro direito e braço direito, seguido do ombro esquerdo e braço esquerdo, garganta, rosto e o topo da cabeça.
  4. Tome uma inspiração profunda, observe as sensações no seu corpo e relaxa neste estado parado por alguns minutos.
  5. Agora, lentamente tornando-se consciente do seu corpo e do ambiente em sua volta, vire para o seu lado direito e continue deitado por mais alguns minutos.
  6. Tomando seu próprio tempo, você pode então lentamente se sentar, e quando se sentir confortável, lenta e gradualmente abrir seus olhos.
    ​
Yoga Nidra é, assim, um jeito alegre e sem esforço de terminar sua prática de yoga. Apenas deixe ir, relaxe e desfrute a experiência que se segue.




0 Comentários

3/2/2021 0 Comentários

O que é a Yoga?

Imagem
Yoga é como a música, o ritmo do corpo, a melodia da mente, e a harmonia da alma, criando a sinfonia de vida. (Iyengar)


O YOGA é uma FILOSOFIA milenar que tem como objetivo trabalhar o corpo, a mente e alma de forma interligada. Os asanas ou posturas físicas combinados com a respiração trazem uma conexão maior com nosso interior despertando a consciência do corpo. Auxiliam o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar a disposição, podendo ser praticada por todos os tipos de pessoas. 
Com a prática frequente, já começamos a sentir os benefícios no corpo, e também na vida cotidiana. Quando mais praticamos, mas nos conhecemos, nossos hábitos se tornam mais saudáveis e a consciência corporal passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada. Com o tempo a mente vai se aquietando e a meditação vai se tornando o próximo objetivo de autoconhecimento e evolução espiritual.
Assim, alguns dos benefícios que o Yoga pode trazer para a saúde, são:
 
1. Diminui o estresse e ansiedade
Através da meditação e de técnicas de respiração praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no momento presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia.
Além disto, também ajuda no tratamento da depressão, devido à sensação de relaxamento, com aumento da auto-confiança, otimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações interpessoais.
 
2. Promove saúde e condicionamento físico
Os asanas ou posturas físicas podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, depende do estilo e modalidade do Yoga praticado. 
Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados. 
 
3. Facilita o emagrecimento
Um dos motivos que a prática do Yoga causa perda de peso é devido ao controle da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias consumidas no dia. E nos levam a ter hábitos e escolhas mais saudavéis para manter a saúde.
As posturas realizadas também auxiliam na perda de gordura, mas isto varia de acordo com os estilo praticado, os mais calmos como Iyengar ou Yoga Restaurativa, ou os mais dinâmicos, como Ashtanga, Vinyasa ou Hatha Yoga, por exemplo.
 
4. Alivia dores corporais
Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir alterações para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo. 
As posturas e o alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo. 
 
5. Controla a pressão e os batimentos cardíacos
As posturas do Yoga melhoram o funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.
A capacidade respiratória também melhora, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente das exercícios físicos convencionais, como musculação ou esportes.
 
6. Melhora o sono
Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade. 
Ter o corpo mais relaxado também faz com que o descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte.
 
7- Benefícios na saúde dos idosos
Pessoas da terceira idade podem se beneficiar muito com a prática desta atividade, pois fortalece os músculos, alivia dores pelo corpo, melhora o equilíbrio, flexibilidade e atenção. O controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração, também são efeitos do Yoga que podem trazer melhor qualidade de vida e bem estar aos idosos, além de ajudar a controlar doenças como pressão alta, diabetes e colesterol alto.
É importante lembrar que as posturas devem ser adaptados às condições e necessidades de cada pessoa, para que sejam feitos de forma natural e de acordo com os benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação de desestímulo. 
 
8-Benefícios para as gestantes
Além de ser benéfico para qualquer mulher, o Yoga também pode trazer grandes benefícios durante a gravidez, pois melhora a flexibilidade e facilita a adaptação às mudanças do corpo neste período, tonificando os músculos, alongando articulações, e tornando a gestação menos dolorosa e tensa. Além disto, os movimentos respiratórios também ficam mais sincronizados, diminuindo a sensação de falta de ar que acontece nos períodos finais da gestação. 
Já o relaxamento proporcionado por estar atividade também pode diminuir a ansiedade e a preocupação, muito comuns em gestantes, fazendo com que a mulher esteja mais tranquila, e facilitando o desenvolvimento do bebê de forma saudável. Neste período, a prática do yoga deve ser orientada e especifica, devendo ser, de preferência, de forma leve e relaxante. 
 
9- Beneficios para as crianças
Diferentemente da atividade voltada para adultos, o yoga para crianças precisa assumir um papel mais lúdico, estimulando os pequenos de maneira divertida e agradável. Por esse motivo, a abordagem deve ser própria para eles. Pode-se, por exemplo, fazer adaptações para deixar o momento mais leve e com cara de diversão. melhora da flexibilidade, aumenta a forca física, desenvolve uma maior coordenação motora, consciência corporal e concentração. Melhora a respiração, diminue a ansiedade, relaxa o corpo e a mente, amplia a conexão da criança com a natureza e o universo.
 
10- Autoconhecimento e Evolução 
Com a pratica e a disciplina vamos despertando para uma conexão maior com o nosso interior. Com a meditação, a pratica do silencio e o autoconhecimento vamos nos tornando seres humanos melhores e trazendo um impacto positivo na nossa evolução pessoal e de todo o planeta. O objetivo principal do Yoga é a expansão da consciência e a evolução do Ser.
 
 
Se animou? Vamos começar juntos esta jornada?

​

0 Comentários

    Autor

    Flavia Schuler é Professora e aluna de Meditação e Yoga, associada ao Yoga Alliance e
    Alianca do Yoga.  Praticante de Yoga e Meditação há
    mais de 20 anos, é mestre em Reiki pelo Irelp/SP e Terapeuta Naturopata. Durante 3 anos na Irlanda se dedicou exclusivamente a estudar e ensinar yoga e meditação, fez cursos de especialização em Yoga Moderna (Hatha,
    Vinyasa Flow) no THE YOGA ROOM em Dublin/Irlanda, Rainbow Kids Yoga (Red Earth
    Center Paris), Yoga Aérea (Antigravity Fitness na Irlanda/Italia/USA), Meditação
    (KaivalyaDham/India) e etc. Em 2013 montou sua própria empresa FITYOGA.
    Atualmente mora em SP com seu marido e 4 filhos, e se dedica a servir e a transmitir
    os ensinamentos do Yoga e da Meditação para estúdios, escolas e empresas.
     

    Histórico

    Maio 2021
    Março 2021

    Categorias

    Todos Autoconhecimento Meditação Pranayamas Yoga Yoga Aérea

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.